🌷Dia das Mães ❤️
Hoje é um dia extremamente especial,como todos os outros que tive ao lado de vocês. Dia das Mães!
Dia de homenagear aquelas responsáveis por toda criação do mundo, por todo significado de amor, respeito e gratidão que aprendemos.Mulheres fortes, guerreiras, amáveis, que colocam as necessidades de seus filhos acima das suas, que passam por muitas coisas para nunca verem seus filhos sofrer,que geram algo tão lindo dentro de si e ainda os tenta transformar em algo bem melhor.
Mas vocês sabem porque essa data tão merecida foi criada?
” A data foi criada por decreto em 1932, estabelecendo que ela deveria ser comemorada todo segundo domingo de maio, e acabou se tornando uma tradição. Mas a verdade é que essa celebração surgiu muito, muito antes desse decreto e nem tinha uma conotação tão comercial como a de hoje em dia.O costume de homenagear as mães remonta da Antiguidade, e existem registros de que os gregos homenageavam a mãe dos deuses — Reia —, enquanto os romanos prestavam suas homenagens à sua mãe divina correspondente, Cibele. Já no século XVI, os ingleses costumavam presentear as suas mães durante um serviço religioso — celebrado no quarto domingo da Quaresma —, mas o costume acabou sendo transferido para o mês de maio.o Dia das Mães como é celebrado atualmente teve origem nos EUA.Tudo começou com uma mulher chamada Ann Reeves Jarvis, que organizava grupos de mulheres que trabalhavam para melhorar as condições sanitárias da época e, assim, reduzir a mortalidade infantil, além de cuidar de soldados feridos durante a Guerra Civil norte-americana. Depois da guerra, Jarvis passou a organizar reuniões e piqueniques pacifistas — ou Dia das Mães —, incentivando as mulheres a adotar um papel mais politicamente ativo.Mas foi Anna, filha de Ann, quem transformou essa data no que ela é hoje. Anna ficou extremamente tocada pelo falecimento de sua própria mãe, passando a organizar homenagens que, pouco a pouco, acabaram se espalhando para outras cidades e estados norte-americanos. E os eventos foram se tornando tão populares que, em 1914, a data comemorativa foi oficializada.” fonte: https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/36495-voce-conhece-a-origem-do-dia-das-maes-.htm .
Essa foi uma pesquisa breve para informar vocês a criação dessa data tão especial. Infelizmente como diz em toda a matéria foi uma data que fortaleceu muito o comércio, mesmo não sendo a intenção. A filha de Ann só queria que as pessoas valorizassem as mães, almoçasse com elas, olhassem com outros olhos os anjos que temos.
Trago esse pensamento comigo, pois percebo que as pessoas acham que é só um dia de dar presentes para as mães e pronto. Comprar algo que ela goste ou de um valor bom, almoçar e pronto. Não, não é! Precisamos parar para pensar que nossas mães não querem presentes, querem amor e respeito. Querem que não só em um dia seja homenageada, mas em todos. Que seja respeitada, e que pelo menos uma vez no dia escute um “eu te amo mamãe” como costumava escutar quando nos ensinava a perder o medo de andar de bicicleta, ou de ir para a escola, ou simplesmente por nos dar algo que queriamos e não podiamos ter. Não é sobre dar coisas, é sobre valorizar as pessoas que nos foram dadas.
Nesse dia sou grata por perceber que tive 4 mães incríveis. Sim, sempre vai ser minha mãe a rainha de todas, mas eu sempre tive 4 pessoas que cuidaram de mim quando ela não podia estar por perto, e isso também é ser mãe. Nesse dia descrevo elas como um todo de uma só maneira.
Querida mamãe, eu te amo! Sim eu te amo e me perdoa por não dizer isso muitas vezes. Aliás me perdoe por tudo. Por todas as noites que tirei seu sono, por todas as vezes que te fiz passar necessidade só para cuidar da minha saúde, perdão por não te dizer o quão linda e perfeita a senhora é todos os dias, perdão por ter falhado algumas vezes, perdão pela vez que eu fiz tudo ao contrário do que me pedia, perdão exatamente por não ser a filha perfeita, mas OBRIGADA por nunca ter desistido de mim, por ter me criado, me cuidado, por ter me colocado em segurança mesmo isso partindo o seu coração. Eu nunca esqueço a sua história sobre como eu fui inesperada para a senhora, e tão nova não sabia se poderia ficar comigo, mas quando me olhou nunca mais desistiu de mim. Ou quando adoeci e tive que viver um ano com minha vozinha que também é minha mãe, só para a senhora ir trabalhar longe numa plantação de amendoim para conseguir comprar leite e meu remédio, a senhora viveu um ano inteiro longe de mim, eu um bebê, e você mesmo assim me pôs em primeiro lugar de novo. Ou quando a senhora me doou para meus padrinhos, pelo simples fato de não aguentar me vê sofrer mais. Essa foi a parte mais dolorosa na minha vida, eu te amava, mas eu sofria, e então a senhora preferiu sentir sua pior dor do que me vê triste. E eu te amo tanto mãe , e eu nunca te disse muito isso, pelo simples fato da mulher incrível que você foi e é até hoje. Sou tão grata e tenho tanto orgulho de ser sua filha,não faz ideia.Você cuidou de mim mesmo de longe, me amou antes de me vê, passou fome, frio,humilhação para me dar uma vida, depois preferiu me perder do que me vê chorar.
Tudo o que eu escrever será pouco e pequeno demais pelo tamanho da mulher que você é! Obrigada por me ensinar o valor das coisas simples, o valor de trabalho honesto. A todas as minhas outras mães que me criaram de algum modo. Obrigada por me amarem de diferente maneiras, por me ensinarem o certo e errado, por me ouvirem, me apoiarem quando ninguém mais fazia, por me ensinarem cozinhar, lavar, passar, ou simplesmente andar numa bicicleta. Todas que tiveram um amor por mim sem nem ter meu sangue, por se preocuparem em me vê bem, com saúde, feliz. Eu sou grata a todas vocês e eu amo imensamente cada uma!
Minha vó e Mãe Maria dos Anjos
Minha Mãe da fazenda Ana M. Araújo
Minha mãe e tia de BH- Isabel
Minha mãe e tia de SP-Conceição .
Um imenso obrigada! Eu amo vocês!! E nessas datas sempre é bom lembrar que meu pai de criação Evaristo Timóteo (Didi) sempre foi pai e mãe pra mim, em dias das mães na escola era ele que estava sentado me ouvindo cantar, ou até mesmo quando eu chorava ele sempre me fazia rir,então sempre vou citá-lo, porque tudo que sou foi graças a ele e essas pessoas!
Mas foi um mero relato, o que quero é que as pessoas valorizem mais as nossas mães, seja quem deu a luz ou a que criou, ou todas. As mulheres de nossas vidas merecem reconhecimento e amor sempre, pois nunca foi fácil ser mãe e mulher em tempos difíceis.
A todas as mães do mundo eu desejo muita paz, amor, reconhecimento, e vida eterna.
EU AMO VOCÊS, OBRIGADA POR EXISTIREM !
A.C.S