Amor,  Pensamentos,  Posts,  Tempo,  Textos

Dependência emocional

“O que é dependência emocional?
Quanto a sua felicidade e seu bem-estar dependem de outras pessoas? A dependência emocional acontece quando um indivíduo projeta suas expectativas em outras pessoas, passando a depender do outro para se sentir feliz, capaz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado.”
Vocês já perceberam o quanto as pessoas são independentes financeiramente, mas dependentes emocionalmente? É um pouco assustador pensar que já coloquei minha felicidade nas mãos de alguém, na verdade quando somos dependentes, não buscamos só a felicidade em outra pessoa, buscamos nossa vida inteira. É como se a pessoa fosse aquele fio que te mantém bem, que te faz se sentir viva, acreditando nas coisas. Mas o que não nos contam é que se a gente não nos mantém o outro jamais manterá. Porque o outro não tem que ser responsável por quem somos, o outro não tem que carregar o peso de nos fazer feliz, porque isso só se deve a nós mesmos.
   Por isso é importante ressaltar sobre sentimentos, é importante perceber quando um amor é na verdade uma carência não cuidada, ou quando um desejo ardente é apenas um tesão momentâneo. Não podemos nunca permitir que nossa vida seja influenciada direta ou indiretamente pelo outro. Devemos amar por liberdade não posse, devemos sentir sem explicação e não desespero.
   Quando você coloca na mão do outro o poder de controlar sua vida e sentimentos, você mesma não se ama. Primeiro temos que entender que somos autossuficientes, que tudo bem estar sozinho, tudo bem não ter ninguém, que nossa companhia nos bastas. Depois podemos entender melhor que ninguém completa ninguém, já somos completos, precisamos de quem traga somatórias, é sobre adicionar e não completar. Quando entendemos isso, entendemos tudo. Até porque é egoísmo colocar no outro uma expectativa que nós mesmo criamos para ele.
    Mas devemos praticar a responsabilidade afetiva! Não podemos esperar que o outro cumpra nossas vontades, mas não devemos deixar despertar nele algo que não poderemos suprir. Nunca desperte o sentimento em alguém que você não vá lidar, isso é covardia e desumano. Temos que ser responsáveis com o que causamos ao outro também. Pessoas machucadas machucam outras pessoas, pessoas indecisas perdem pessoas decididas. Vivemos um ciclo de perder pessoas o tempo todo, por falta de comunicação, por falta de coragem, por falta de atitudes, por falta de responsabilidade. Infelizmente é um mundo onde todos estão lutando contra seus medos e dores, e esquecem que não precisam fazer isso sozinhos, que tudo bem se permitir estar junto. Muita coisa boa acaba porque não colocam definições, ficam somente no “talvez”. Não assumem que gostam, que sentem ciúmes, que querem estar perto, que querem uma relação! Ficam em um caso indefinido que machuca e frusta ambas as partes.
      Precisamos amadurecer efetivamente, entender o outro, dar espaço ao outro, aceitar o outro! Essa geração precisa adotar que relacionamento sério não é o fim do mundo, não é errado. Vamos se machucando tanto, todas as vezes que desacreditamos, desistimos, aceitamos a ideia que amor não vale a pena, que as pessoas são todas iguais. Mas não são. Somos diferentes e não podemos mudar isso, mas podemos respeitar e entender. A gente deixa muita coisa ir por medo, por desentendimentos, por coisas bobas. Perdemos pessoas incríveis porque temos medo de escolher.
      Devemos ser autossuficientes, nos amar. apreciar nossa companhia, ter nosso tempo, cultivar nosso amor próprio, mas devemos saber que viver uma vida toda sozinho, não é uma vida 100% vivida.
      Dependência emocional só se cura quando você  se esforça para entender que no final de qualquer situação sempre será você por você! Não terá ninguém para segurar sua mão, e então quem poderá fazer isso? Você mesma (o) ! Só você vai estar com você em todas as ocasiões, só você irá saber das suas cicatrizes, medos, metas, sonhos, sentimentos, seus limites e  conquistas. Só você conhece e escreve sua história, outra pessoa não pode fazer. Então eleve sua autoestima, se apaixone por você como se apaixona pelos outros, destaque seus pontos marcantes e melhore os que quiser, mas se aceite como é.
       Você precisa reconhecer o problema, reconhecer tudo aquilo que  te faz ser dependente, parar e pensar no porque você fez e faz tanto pelos outros e se machuca por isso. Liste tudo isso que te prejudica e te machuca, tudo o que você faz por amor e carinho ao outro, mas recebe como machucado em troca. Se você quer mudar, a primeira coisa a fazer é pensar em si mesmo antes de qualquer um, deixar que o seu bem estar seja o principal em sua vidaE jamais pense que é egoísmo, entenda que existe limite nas coisas, e você não pode é ultrapassar. Trabalhe muito para aumentar sua autoestima, estou ressaltando porque é um problema muito grande que enfrentamos com esses padrões de hoje e o principal para nos tornamos dependentes. Você é autossuficiente, você é capaz, você é linda (o), você da conta! Se olhe no espelho todo dia e repita isso até perceber que é verdade! E SEMPRE pense no seu valor, se alguém te perdeu, respeite o processo dessa pessoa, o tempo e vida dela, mas jamais se condene chorando e perguntando o porque, mas repita eu posso até ter perdido, mas quem me perdeu, perdeu muito mais!”
       Todos temos nosso valor e ele sempre deve ser lembrado! Além de se autocuidar, aprenda a viver só! Aprenda a ir no cinema sozinho, ou num barzinho, aprenda a ir caminhar, numa praia, viajar, dançar num show com sua companhia. Faça o que te faz bem, independente de ter ou não alguém! Você não precisa de um abraço para se curar, você precisa do abraço porque é bom, mas não porque é a cura. Você pode desejar ter um amor, alguém para somar, mas você não necessita dessa pessoa! Respeite o seu tempo, sua metamorfose, suas cicatrizes e traumas, seja paciente consigo mesmo. Se permita amar seus traços, suas qualidades, e aprender com seus erros e imperfeições. Se permita ser você!
       As vezes você não consegue amar ninguém porque você não procura um amor, mas uma muleta!
Não procure uma muleta nem seja a muleta de ninguém. Seja um porto, seu porto, livre, seguro e calmo. Não mude por ninguém, evolua por você mesma (o).
A.C.S