12 de Outubro
12 De Outubro!
Hoje é um feriado especial, além de ser comemorado pela religião católica o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do brasil, que de acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.
Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.Dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes.
Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.
Mas além disso a data 12 de outubro trás outra comemoração, o dia das crianças, mas porque dia das crianças?
Em 1924, o deputado federal Galdino Do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.O objetivo era conscientizar os pais e as pessoas da importância dessa fase da vida, e de certo modo lembrar e cuidar dessa fase.O dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” a fim de aumentarem suas vendas, desde então ficou marcado como dia de presentes e brinquedos com os pequenos, então todo dia 12 de outubro além de homenagens a Nossa Senhora Aparecida é feito brincadeiras, dinâmicas e muitas diversões para as crianças!
Em minha opinião é um feriado bem pensado,dia de mostrar amor,carinho e atenção aos nossos pequenos,a mostrar que eles são o futuro do nosso país,ensinar que eles são importantes,mostrar que essa fase é a melhor que eles poderiam ter,que não existe nada melhor do que ser criança e se manter ingênua.
Lembro e sinto tanta falta da minha fase de criança,eternas saudades de correr descalço na terra,subir nos pés de goiabas,jabuticaba, qualquer árvore que tivesse espaço a gente estava subindo, porque para criança a felicidade se resume nisso: nas casinhas de papel,nos bolinhos de terra,na brincadeira na água,nos pés sujos de lama,subir em árvores ou só correr atrás de um animalzinho, e é isso que devíamos aprender, ser feliz com o simples e o pouco. Criança nos ensina todos os dias algo diferente, são difíceis de lidar, são bagunceiras e barulhentas, fazem pirraça, mas amam e perdoam como ninguém! Nos fazem rir, nos fazem cuidar, amar e querer ser melhor por elas, isso é pureza, não fazem por mal, fazem porque são crianças, são curiosas, são sonhadoras, imaginam um mundo em um simples papel ou brincadeira.Desde o bebê de colo, até a adolescência, tudo é descoberta, tudo é novo e mágico, e tudo isso que elas precisam, amor, cuidado, sonhos, atenção e ensinamentos.
Nesse dia quero parabenizar todas as crianças e alertar os pais para não contribuírem com o crescimento rápido delas,não paparicar, não mimar,deixa seus filhos correrem,caírem,sujarem, deixar viver,pois depois só resta saudades. Hoje em dia as crianças não saem,crescem rápido,o mundo é um labirinto de coisas ruins e boas, e por isso quando mal orientadas ou guiadas elas se perdem fácil, mexem no celular,saem pra festa se espelham em coisas ruins,não se gostam,sofrem e fazem bullying, são depressivos e acelerados, eduquem seus filhos,olhem e cuidem pois não deixem que percam a pureza que o mundo os tira.
Nossas crianças deixaram a pureza, deixaram as brincadeiras saudáveis, as coisas simples e essenciais, elas precisam entender que beleza não é objetivo para ser aceito em sociedade, que maquiagem ou roupa não vai definir seus amigos ou sua essência, que se o outro é diferente em cor,raça ou jeito não é diferença é humanidade. Elas precisam entender que elas podem sim ser astronauta, policial ou bailarina, mesmo que após crescerem o mundo diga que não, mas elas podem, e que os ralados dos tombos de bicicleta ou os “nãos” que os pais os dão, são somente fases e ensinamentos, que tudo sara,passa e cura, e que eles sempre serão fortes e capazes de serem melhores!
Não esqueça de dizer ao seu filho que o ama ou a qualquer outra criança o quanto são especiais, sempre que possível , e que o amor é o que ele deve carregar dentro de si, amor por ele mesmo e pelo próximo, pela educação, gentileza, conhecimento e diversidade.Precisamos de crianças puras, com tamanhos pequenos mas de corações gigantes!